publicado a: 2021-05-20

Mais de 16.000 compostores implementados na área da Lipor

A LIPOR e seus Municípios Associados apelaram, o cidadão respondeu proativamente e a compostagem é já muito expressiva! Fazer circular a ideia da compostagem é o mote e a atitude é muito simples: recolhendo e juntando os restos de preparação de alimentos e/ou aparas de jardim/hortas, permite tratar localmente 400 kg/compostor/ano e produzir um corretivo orgânico 100% natural e caseiro.

Em 2021 foi ultrapassada a barreira dos 16 mil compostores instalados. Um claro sinal da resposta do cidadão às vantagens da compostagem caseira. Neste período, 6.435t de biorresíduos foram compostados localmente, evitando a emissão de cerca de 1.351t de CO2eq, que correspondem, em termos práticos, a cerca de 19.000 viagens ida e volta, de avião, entre Porto e Lisboa. Obrigado pela adesão a este projeto!

Se vive num dos oito municípios associados da LIPOR (Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde) e também gostaria fazer parte desta rede e ter um compostor, ou se tem uma empresa e gostaria de oferecer este equipamento aos seus colaboradores, de forma gratuita, faça a inscrição em: https://www.lipor.pt/pt/sensibilizar/compostagem-caseira-e-comunitaria/inscricoes-compostagem-caseira/

Comentários