publicado a: 2021-03-29

Município do Porto, Porto Ambiente e LIPOR entregam Certificado “Coração Verde” ao ISEP

O Certificado foi entregue na presença das 3 Entidades promotoras do projeto, sendo o ISEP a primeira Instituição de Ensino Superior a ser reconhecida pelo Município do Porto, pela Porto Ambiente e pela LIPOR com o Certificado “Coração Verde”.

Em 2019, no âmbito do Projeto desenvolvido pelo ISEP “Agir Local, Pensar Global” foi assinada entre esta Instituição, a LIPOR, a C. M. Porto e a Porto Ambiente, a Carta Compromisso Geração +. A integração neste projeto foi feita através do Serviço de Intervenção Ambiental Customizado (SIAC), que promove uma oferta facilitadora de boas práticas de gestão de resíduos e que suporta a melhoria no desempenho ambiental das instituições.

Este reconhecimento é resultado da otimização dos processos de gestão ambiental e da aquisição e manutenção de boas práticas ambientais, nomeadamente no âmbito da correta gestão dos resíduos urbanos gerados nas suas instalações. Para além do trabalho desenvolvido pela Equipa Técnica da Lipor, mostrou-se fundamental o envolvimento da Câmara Municipal do Porto (CMP) e da Empresa Municipal de Ambiente do Porto (Porto Ambiente) que contribuíram para os resultados alcançados, e que agora são reconhecidos.

  • 123 toneladas de resíduos entregues para reciclagem multimaterial e 23 toneladas para valorização orgânica (resíduos alimentares e verdes)
  • Eliminados de mais de 60 pontos de equipamentos para recolha de lixo e criação de cerca de 150 pontos para recolha de resíduos recicláveis;
  • Ativado o serviço de recolha de orgânicos;
  • Cerca de 7.000 pessoas alvo de sensibilização;
  • 50 elementos da equipa técnica do ISEP com formação;
  • Mais de 90 horas de trabalho de intervenção direta;
  • Implementação do Projeto Dose Certa (prevenção do Desperdício Alimentar), na cantina do ISEP;
  • Adoção de práticas generalizadas de prevenção da produção de resíduos, minimizando desta forma o impacto ambiental associado à atividade do ISEP.

Esta Certificação é apenas o início de um percurso que continuará com a presença assídua da equipa técnica do projeto, que manterá o nível de acompanhamento necessário para assegurar a renovação da Certificação, garantido assim a manutenção das boas práticas e de um ciclo contínuo de atividade sustentável com uma visão estratégica corporativamente responsável.

O ISEP é hoje um exemplo de como um estabelecimento de ensino superior pode ser uma Comunidade referência na sustentabilidade!

Comentários