publicado a: 2018-03-12

Novas soluções para proteção da cultura da batata

Sessão formativa da Syngenta na Louricoop

A Syngenta realizou uma sessão formativa sobre estratégias de proteção da cultura da batata, a 21 de Fevereiro, na Louricoop, cooperativa agrícola do concelho da Lourinhã, a que assistiram 115 agricultores e técnicos.

O novo anti-míldio Carial Flex, o Score 250 EC para controlo da alternariose e o herbicida Arcade para aplicação em pré-emergência das infestantes na cultura da batata estiveram em destaque.

O Ribatejo e Oeste produz mais de um terço - 171.075 toneladas (INE, 2016) - de toda a batata cultivada em Portugal, sendo esta cultura uma importante fonte de rendimento para os agricultores da região. Neste contexto, é essencial garantir uma colheita abundante e de qualidade, mantendo os campos isentos de pragas e doenças.

O míldio é a principal doença que afeta a cultura da batata em todo o mundo e manifesta-se com maior incidência em regiões com temperaturas amenas e humidade elevada, como é o caso da região Oeste de Portugal. «Com o míldio não se pode facilitar, é necessário adotar uma estratégia preventiva no controlo da doença. Ainda assim, mesmo com tratamentos bem posicionados, se ocorrer uma chuva após a aplicação do fungicida, há o risco de a substância ativa perder eficácia, devido ao fenómeno da lavagem», explica António Gomes, presidente da Louricoop.

Com a chegada do Carial Flex ao mercado esta situação é minimizada, graças à atividade sinérgica das 2 substâncias ativas contidas na sua formulação. «Alguns dos agricultores associados da Louricoop experimentaram o Carial Flex em ensaios de batata nos últimos 3 anos, comprovando que o produto tem resistência à lavagem, porque adere muito bem e de forma rápida à camada cerosa das folhas. É uma nova ferramenta importante para manter a sanidade da cultura», afirma presidente da Louricoop, cujos associados produzem cerca de 2.000 hectares de batata na região Oeste.

O Carial Flex contém na sua formulação uma combinação versátil de duas substâncias ativas - a mandipropamida (25%) e o cimoxanil (16%) –, que fazem deste fungicida um produto extremamente robusto no combate ao míldio. A mandipropamida tem máxima ação em aplicações preventivas, inibindo rapidamente o crescimento do fungo. O cimoxanil tem um modo de ação multimetabólico, diferente de qualquer outro fungicida comercializado no mercado, com ação preventiva, curativa e anti-esporulante. Atua sobre todos os estados de desenvolvimento do fungo e comporta-se de modo sinérgico quando misturado com outros fungicidas. Além disso, estimula as defesas da planta, proporcionando um determinado nível de tolerância ao fungo. O Carial Flex está disponível em duas embalagens - 5kg e 60g –, a primeira para o mercado mais profissional da batata e a segunda para a lavoura tradicional.

A Syngenta dispõe de uma gama completa de soluções para proteção da cultura da batata. Por exemplo, no controlo da alternariose, uma doença que afeta tubérculos, caules e folhas da batateira, e que tem vindo a manifestar-se de forma mais severa nos últimos anos na região Oeste, a Syngenta recomenda o fungicida sistémico Score 250 EC, à base de difenoconazol.

No controlo das infestantes que competem com a batateira, a Syngenta aconselha a aplicação do Arcade, um herbicida seletivo, à base de metribuzina e prosulfocarbe, para aplicação em pré-emergência, controlando as principais infestantes anuais dicotiledóneas e algumas gramíneas. Tem ação sobre erva-feijoeira (Fallopia convolvulus), uma das infestantes que surge frequentemente na cultura da batateira.

Comentários