publicado a: 2024-02-22

Syngenta apresenta novo herbicida Evolya™ no Congresso Ibérico do Milho

Um dos principais desafios técnicos que os produtores de milho enfrentam na atualidade é o controlo das infestantes, na sequência da limitação de uso e retirada do mercado europeu de substâncias ativas herbicidas muito eficazes.

A Syngenta, no âmbito do seu compromisso de ajudar os agricultores a enfrentar os desafios agronómicos e contribuir para a produção sustentável de alimentos, apresentou hoje o seu novo herbicida Evolya™, à base de mesotriona, no Congresso Ibérico do Milho, em Lisboa, a que assistem mais de 600 participantes.

Evolya™ é indicado para o controlo em pré-emergência e pós-emergência precoce de um amplo espectro de infestantes do milho e apresenta excelente seletividade para a cultura.

Outra das novas soluções que a Syngenta disponibilizará aos produtores de milho, a partir desta campanha, é o herbicida Indavius® (pendente de registo), à base de petoxamida, ideal para o controlo em pré-emergência e pós-emergência precoce das infestantes gramíneas e dicotiledóneas.

As duas novas soluções reforçam o portfólio de herbicidas da Syngenta e respondem às necessidades dos produtores de milho, que estão cada vez mais limitados no acesso a soluções de pré-emergência.

Através da sua gama de bioestimulantes, a Syngenta Biologicals promove a adoção de práticas agrícolas mais sustentáveis, contribuindo para a redução do uso de adubos de base mineral do milho e com ganhos de produtividade na cultura, tal como comprovam os resultados do ensaio realizado com Nutribio N® no pivot do InovMilho, na Estação Experimental António Teixeira, em Coruche. Na parte do pivot tratada com Nutribio N®, um fertilizante fixador de azoto e promotor de crescimento de plantas à base de microrganismos, o aumento de produção foi de 993 Kg, em 2022, e de 742 Kg, em 2023, com 13% de redução da fertilização mineral.

A Syngenta Sementes dispõe de uma ampla gama de híbridos de milho, fruto do seu potente programa de I+D, destacando-se no mercado nacional as variedades SY Fuerza® e SY Andromeda®, que têm demonstrado resultados estáveis. Este ano, o híbrido SY Clipser®, caracterizado pela sua alta qualidade de grão, é a principal novidade da Syngenta no segmento para alimentação humana.

No âmbito do seu investimento em agricultura digital para facilitar as decisões difíceis na exploração agrícola, a Syngenta prepara-se para apresentar no final de 2024 em Portugal, o módulo de Seleção de Sementes da sua plataforma digital Cropwise. Este módulo permite obter recomendações personalizadas sobre a seleção de sementes de milho e girassol mais adequada para cada parcela, de forma muito precisa e fiável.

Comentários