publicado a: 2021-02-26

Syngenta apresentou novo plano de compromissos com a agricultura sustentável: “Good Growth Plan 2.0”

A Syngenta apresentou ontem os resultados do seu plano de compromissos com a agricultura sustentável em Portugal - “Good Growth Plan”-, bem como os novos objetivos com que a empresa se compromete até 2025. Assistiram à sessão virtual, que teve a parceria do Agroportal, mais de 100 participantes.

Felisbela Torres de Campos, responsável de Registo & Business Sustainability da Syngenta Portugal, enquadrou o Good Growth Plan “num contexto em que há uma clara aposta na sustentabilidade agrícola em toda a Europa, plasmada na Política Agrícola Comum dos últimos 10 anos, onde a inovação e a tecnologia já não se centram exclusivamente na produtividade das explorações agrícolas, mas visam também a sua sustentabilidade a médio e longo prazo. Na realidade, todas as novas estratégias europeias, como o “Pacto Ecológico”, “Do prado, ao prato” e inclusive a PAC, colocam, tal como nós, a sustentabilidade no centro da sua atuação”.

Neste sentido, Felisbela Torres de Campos sublinhou que a Syngenta se vem adaptando a esta realidade, há vários anos, com a execução desde 2013 do seu plano de compromissos com a sustentabilidade “The GoodGrowth Plan”, que está perfeitamente alinhado com as novas estratégias europeias e tem na sua génese a aposta na inovação e na introdução de novas tecnologias no campo.

O que conseguimos em 7 anos do “The Good Growth Plan”

Robert Renwick, Country Head Iberia da Syngenta, afirmou que foram cumpridos a nível mundial praticamente todos os objetivos propostos para 2020 e em particular em Portugal e Espanha, onde os progressos alcançados na rede de quintas modelo do “The Good Growth Plan” se destacam em quatro áreas-chave: a produtividade, a proteção dos solos e da água; a formação dos agricultores e a biodiversidade.

Robert Renwick lembrou que estes bons resultados só foram possíveis graças à colaboração de todo o setor:desde as empresas agrícolas, que apostaram nestes projetos em prol da sustentabilidade; aos distribuidores,que são a peça-chave na ligação com os agricultores e os ajudam a implementar os projetos; passando pelostécnicos e equipa comercial; até às organizações de agricultores, como a CAP (Confederação dos Agricultoresde Portugal), a ANPROMIS (Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo), a ANPOC (AssociaçãoNacional de Produtores de Proteaginosas) e a APOSOLO (Associação Portuguesa de Mobilização deConservação do Solo), e também universidades, como o Instituto Superior de Agronomia, a Faculdade deCiências da Universidade de Lisboa, Universidade de Évora, Universidade de Coimbra, Escolas SuperioresAgrárias e ainda organismos públicos agrícolas, como as Direções Regionais de Agricultura.

O Novo Good Growth Plan para 2025

A Syngenta compromete-se com este novo plano a investir 2.000 milhões de dólares em agriculturasustentável e a pôr à disposição dos agricultores duas tecnologias disruptivas por ano. Os novoscompromissos dividem-se em quatro áreas de atuação: acelerar a inovação para os agricultores e o meioambiente; trabalhar para uma agricultura neutra em carbono; promover a segurança e a saúde das pessoas; eestabelecer parcerias para travar o impacto das alterações climáticas.

Será a Estratégia do Prado ao Prato a revolução agrícola de que precisamos?

A “Estratégia do Prado ao Prato” esteve em debate numa mesa redonda digital, moderada por José DiogoAlbuquerque, CEO do Agroportal, com várias personalidades da área agrícola e da sustentabilidade. Àpergunta principal do debate, os oradores foram unânimes em responder que esta estratégia é um “comboioem andamento” que Portugal não quer perder, tendo ficado claro no debate que este é um processo negocialem curso, entre os Estados-Membros e a Comissão Europeia, e que as metas concretas a atingir por cadapaís da EU só em 2022 ficarão estabelecidas.

Eduardo Diniz, Diretor-Geral do GPP do Ministério da Agricultura, afirmou que a futura Política AgrícolaComum assenta numa triangulação - Ambiente e Clima; Produtividade Agrícola e Sustentabilidade dosSistemas Alimentares – que trará vantagens para todos os elos da cadeia, mas não está isenta de desafios.

«É necessário criar mais confiança nos alimentos que consumimos e creio que os agricultores portuguesesestão preparados para dar essa resposta», afirmou, recordando que Portugal é um exemplo para a Europa noque respeita ao índice de risco e consumo de pesticidas, com uma redução de 34%, entre 2011 e 2018, quaseo dobro do conseguido na média da UE.

Para Eduardo Diniz, somente com uma maior aposta na inovação e na tecnologia será possível atingir asmetas dos Pacto Ecológico Europeu, «mas para tal é necessário que as políticas públicas sejamacompanhadas de capacidade de investimento no setor agrícola». O responsável do GPP considerou aindaque o contributo de empresas como a Syngenta, através do seu plano de compromissos com a agriculturasustentável, é essencial para se atingirem os objetivos do Pacto Ecológico Europeu.

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, alertou, que «a estratégia do Prado ao Prato é importante e inevitável, mas não podemos aceitar que acarrete prejuízos para a agricultura, perdas de rendimento para os agricultores e abandono dos territórios rurais».

O reforço do investimento na investigação é necessário para acelerar a inovação no setor agroalimentar português, defendeu Nuno Canada, presidente do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, recordando que Portugal tem uma estratégia bem estruturada neste âmbito, com 26 centros de competências e 6 laboratório colaborativos criados desde 2014, mas alertou que o nosso país «precisa de apresentar candidaturas com maior massa crítica para reforçar a sua competitividade em matéria de Inovação agroalimentar na UE».

A investigação de novos biopesticidas, como solução complementar às ferramentas clássicas de proteção dasculturas, é uma das áreas promissoras para o futuro da agricultura e onde a Syngenta está a realizar um forteinvestimento. Há, no entanto, um longo caminho a percorrer na harmonização da regulamentação destesprodutos a nível da UE, alertaram os oradores. O consórcio de investigação InovPlantProtect, sediado noINIAV em Elvas e que está a desenvolver moléculas de base biológica para combater pragas e doenças, é umbom exemplo de cooperação público-privada, envolvendo agricultores, academia, investigação pública eparceiros da indústria, entre os quais a Syngenta.

Rui Barreira, Diretor de Conservação da Associação Natureza Portugal, que representa a WWF em Portugal, reiterou no debate que a redução do uso de pesticidas terá um impacto positivo nos ecossistemas e que o aumento da área agrícola em modo de produção biológico na UE, conforme proposto na estratégia do Prado ao Prato, é muito relevante, mas reconheceu que a viabilidade das explorações agrícolas deve ser acautelada.

Veja o vídeo do evento:



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