publicado a: 2015-11-10

Big Data – a próxima revolução na agricultura já começou

Assim como a industrialização, a revolução verde e a biotecnologia – o Big Data é apontado por especialistas de todo o mundo como a próxima revolução na agricultura. Encontrar, analisar e saber utilizar a imensa quantidade de dados que a moderna tecnologia possibilita processar é agora o novo desafio da atividade mais primordial da humanidade.

A tendência não passa despercebida pelo mercado. Há dois anos, houve surpresa quando a multinacional Monsanto adquiriu “The Climate Corporation”, sediada em São Francisco (EUA). Fundada em 2006, a empresa especializou-se na utilização do Big Data para agricultura de precisão, otimização de fertilizantes, sementes, pesticidas, terra e água.

“Temos saltos quânticos. Este vai ser conduzido pela digitalização da agricultura. Somos capazes de monitorizar com mais precisão, por meio de tecnologia digital, o que está a acontecer no campo. Portanto, somos capazes de executar com precisão e otimizar decisões, aplicações e investimentos. Pela tecnologia é que vamos resolver todos os grandes problemas que temos de enfrentar. Tem sido assim desde o alvorecer da civilização”, defende o fundador da “Climate Corporation”, David Friedberg.

O Big Data vai elevar a produtividade da área plantada: Algoritmos e redes neurais trarão ao produtor a melhor escolha para cada uma das questões que ele precisa lidar para aproveitar cada metro quadrado e maximizar a produção.


Fonte: Agrolink

Comentários