publicado a: 2017-03-22

Escaravelho da Palmeira

As palmeiras atacadas pelo Escaravelho da Palmeira (Rhynchophorus ferrugineus) apresentam as folhas serrilhadas, pendentes, destacando-se com facilidade. A coroa da palmeira fica desguarnecida de folhas jovens e as folhas velhas secam e tombam, tomando a planta o aspeto de um chapéu-de-chuva aberto. Podem ser visíveis orifícios na base das folhas com a presença de larvas, pupas ou adultos do inseto dentro dos casulos.

Em função do grau de ataque da praga é necessário implementar as seguintes medidas de controlo:

PALMEIRAS SÃS OU SEM SINTOMAS
Podar só as folhas secas, evitando podas excessivas, tipo “ananás”. Os cortes devem ser lisos e não lascados.

PALMEIRAS POUCO AFETADAS
Poda sanitária realizando a eliminação de todas as folhas que apresentem orifícios ou galerias provocadas pela atividade das larvas. Limpeza de toda a parte afetada da palmeira, tendo o cuidado de não danificar o gomo apical. Realizar tratamentos fitossanitários de Março a Outubro, com uma periodicidade de 30 a 40 dias, utilizando os inseticidas homologados.

PALMEIRAS MUITO AFETADAS OU MORTAS
As palmeiras com infestação em fase avançada e sem recuperação possível devem ser abatidas, procedendo a um tratamento prévio com produto fitofarmacêutico homologado, para evitar a dispersão dos insetos no momento do abate. A zona deve ser protegida e isolada, estendendo uma lona ou plástico no chão para recolha dos resíduos resultantes do abate. Os resíduos e materiais resultantes do abate devem ser destruídos por queima, trituração ou aterro a pelo menos 2 metros de profundidade. Caso se faça o transporte destes detritos para outro local, deve ser em camião fechado ou coberto com uma lona ou rede que evite o risco de dispersão de insetos.

Estação de Avisos do Dão - Circular nº3 2017


Encontre os inseticidas homologados no agrozapp. Entre em www.agrozapp.pt/produtos e digite escaravelho palmeira.

escaravelho da palmeira

Comentários