Óbidos

parcialmente nublado

24º/ 12º
Ter 22 Mai
0mm 80%

pouco nublado

22º/ 11º
Qua 23 Mai
1mm 80%

aguaceiros

26º/ 13º
Qui 24 Mai
5mm 81%

aguaceiros frequentes

20º/ 12º
Sex 25 Mai
5mm 84%

aguaceiros frequentes

19º/ 13º
Sab 26 Mai
7mm 91%
ver mais

Cigarrinha da flavescência dourada

A flavescência dourada é uma grave doença da videira, provocada por um organismo (fitoplasma) que causa enormes prejuízos económicos, destruindo a produção e até matar precocemente as videiras e para a qual não existe tratamento.

Podridão cinzenta da videira

​Nas vinhas que já atingiram a fase de pintor, a susceptibilidade dos cachos aos ataques de míldio diminui. No entanto, não nos podemos esquecer que os ataques de podridão cinzenta vão ser possíveis até à vindima.

Bitter pit nas pomóideas

​A doença das manchas amargas (bitter pit) é uma desordem fisiológica das pomóideas ligada a uma carência ou ao bloqueio do cálcio no fruto, bem como ao excesso de potássio e de azoto no solo.

Aplicação de cálcio em pomóideas

O cálcio tem um papel fundamental na formação das paredes celulares, pelo que a sua disponibilização é especialmente importante na cultura da macieira, mas também na pereira.

Vespa das galhas do castanheiro

​Deve continuar a observar os seus soutos e se detectar sintomas da presença da vespa das galhas do castanheiro – galhas ou bugalhos – deverá comunicar aos Serviços Regionais de Agricultura mais próximos ou a esta Estação de Avisos.

Recomendamos