publicado a: 2017-07-05

Como proteger as plantas das altas temperaturas

Com a chegada do verão ao Hemisfério Norte começam as altas temperaturas na maioria dos países. Como devemos agir na nossa horta para evitar que o calor mate as plantas? Neste artigo vai encontrar tudo o que precisa para que as suas plantas não sofram, ou sequem no verão.

Quando regar?

É uma das situações mais importantes a considerar, especialmente no verão, devido às altas temperaturas e ao facto do solo estar muito quente. Deve sempre regar nas horas mais frescas seja de manhã antes do sol nascer ou à noite, quando já se pôs. Se tiver um sistema de rega automático pode programa-lo para a noite.

Por que não o fazer a meio do dia? Porque o solo está quente e vai perder uma grande quantidade de água porque esta vai evaporar mais facilmente. Além diss, nas plantas que possuem frutos pode causar a rachamento devido ao contraste de temperatura.

Com que frequência?

Se o normal é regar a cada 2 dias, nesta fase deve fazê-lo dia sim, dia não, aumentando a frequência de rega para manter o solo sempre húmido é o ideal. Também poderá usar uma cobertura de solo para que a humidade permaneça no solo e para que as raízes possam absorver água quando necessário.

Se as plantas estiverem em vasos devem ser regadas diariamente, sempre que as temperaturas estejam mais elevados, uma vez que estas plantas estão mais expostas, uma vez que estão presas em vasos.

Como regar

Se for possível instalar uma rega gota a gota, este será o melhor método, uma vez que regamos aos poucos e a água infiltra-se facilmente, sem haver encharcamento, que pode ser perigoso, porque os fungos podem atacar a base do caule ou o tronco.

Também pode colocar recipientes com água para que haja humidade ambiental ao evaporar-se, especialmente em hortas em vaso. O método de capilaridade é eficaz sempre que estamos em casa ou que alguém pode monitorizar. Existem também gotejares isolados que se incorporam a uma garrafa e que vão regando gota-a-gota.

Protetores

Os vasos podem ser cobertos com uma rede de sombreamento ou tecido para evitar que o sol incida diretamente e aquece mais rapidamente. As plantas também se podem proteger entre si, devemos colocá-las juntas e assim, entre elas, mantém um pouco mais de humidade ambiental.

As pragas estão à espreita, fungos, ácaros, pulgões, cochonilhas são mais propensas a aparecer com o calor, deve vigiar as suas plantas para que possa agir a tempo.

Comentários