publicado a: 2023-09-06

Iniciação à horta em casa | Cinco perguntas (e respostas) sobre solo e substrato

Para que serve o solo para a planta?

O solo que usamos numa horta em casa, seja em vaso ou noutro tipo de suporte, dá à planta fixação e suporte para as raízes. É também através dele que a planta absorve a água e a grande maioria dos nutrientes que precisa para crescer e produzir. Algumas plantas desenvolvem a sua parte produtiva no solo, como as que cultivamos pela raiz (cenoura e nabo, por exemplo) ou pelo caule subterrâneo, como a batata ou a cebola.

Porque escolhemos substratos orgânicos?

Quando podemos escolher ou "fabricar" o nosso substrato, escolhemos normalmente um com grande percentagem de matéria orgânica. Esta resulta da transformação de restos de seres vivos e caracteriza-se pela sua leveza, facilitando o desenvolvimento das raízes, e pela sua capacidade de absorção de água e nutrientes.

O substrato tem tudo o que a planta precisa?

Os substratos que compramos têm muitas vezes misturas de fertilizantes. Mas uma vez que trabalhamos muitas vezes com substrato limitado num vaso ou numa raised bed, não podemos considerar que esta reserva de nutrientes dure muito tempo. Por isso temos que fertilizar, para repor os níveis disponíveis para a planta, utilizando adubos recomendados para a cultura que escolhemos.

Porque escolhemos também substratos minerais ou inertes?

Uma vez que muitas vezes trabalhamos com espaço confinado, temos que garantir uma boa drenagem do vaso ou outro recipiente, para não correr o risco que o excesso de água danifique as raízes. Para isso devemos misturar areia no substrato e colocar uma camada de saibro no fundo para facilitar o escoamento da água.

O que se pode esconder num substrato?

Mesmo quando compramos substratos de alta qualidade é de esperar que com o tempo, este acumule sementes de infestantes, insectos que podem atacar as plantas ou fungos que podem provocar doenças. Por isso, recomenda-se que se faça uma troca do mesmo ou tentar a sua solarização, que consiste em espalhá-lo numa superfície ao sol, coberto com um plástico, durante vários dias.

Comentários