publicado a: 2019-06-06

Batata portuguesa volta à ribalta nos supermercados nacionais

A campanha “Batata Portuguesa – Nasce à sua Porta” está de regresso aos hipers e supermercados portugueses, pelo segundo ano consecutivo. Promovida pela PORBATATA – Associação da Batata de Portugal, esta ação de promoção, que arranca no próximo dia 8 de junho, incentiva ao consumo da produção nacional e procura informar os portugueses sobre as vantagens nutricionais deste alimento.

A campanha, em parceria com a APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição e da APN – Associação Portuguesa de Nutrição, conta com o alto patrocínio do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural. Vai estar visível em perto de 800 hiperse supermercados, das várias cadeias aderentes, em cartazes e outros materiais disponibilizados nos pontos de venda.

Na altura do ano em que decorre a colheita de batata em Portugal, o lançamento da campanha de promoção tem como objetivo valorizar este tubérculo e reforçar junto dos consumidores que este deve ser consumido preferencialmente acabado de colher, o mais fresco possível – como qualquer outro ‘produto da época’. Comunica ainda que, pela proximidade da sua origem, a batata portuguesa é mais amiga do ambiente, pois implica menos horas de transporte e menos gastos em energia de conservação.

“Na primeira edição da campanha de promoção da Batata Portuguesa, em 2018, sentimos que os consumidores portugueses, cada vez mais exigentes nas suas escolhas, estavam ávidos de informação sobre este produto. A batata está muito presente na nossa Dieta Mediterrânica, mas está associada a mitos e sabe-se pouco sobre ela, a sua proveniência, as variedades, as qualidades nutricionais. Esta segunda edição da campanha, que conta com mais insígnias da Distribuição aderentes, tem como objetivo estreitar esses laços de proximidade entre a produção e os portugueses”, afirma António Gomes, presidente da PORBATATA.

A produção de batata é bastante relevante no contexto da economia agrícola do país, já que envolve dos pequenos aos grandes produtores, espalhados um pouco por todo o país – embora as zonas de produção, por excelência, se localizem no Litoral (Oeste, Ribatejo, Norte da Costa Alentejana, Beira Litoral).

Em Portugal, a área de cultivo ronda 22 mil hectares, com a produção a atingir, em média, 450 mil toneladas, segundo dados do Eurostat. Na última década, com a modernização do sector, a produtividade por hectaredesta cultura tem vindo a aumentar, superando, em 2018, 21 mil toneladas por hectare, de acordo com a mesma fonte. Ainda assim, Portugal, país onde o consumo per capitaultrapassa 90 quilos de batata por ano, só consegue produzir cerca de 50% das suas necessidades deste produto.