publicado a: 2019-07-29

Concentração de delegações de Agricultores lesados pelos javalis e outros animais selvagens

Quarta-Feira, 31 de Julho, 2019 - a partir das 15 horas
Frente ao Ministério da Agricultura - Praça do Comércio - Lisboa

Delegações de Agricultores (Região Centro) lesados pelos Javalis e por outros animais selvagens, vão concentrar-se no dia, hora e local supra mencionados, com o objetivo de voltar a chamar a atenção do Ministério da Agricultura e do Governo para o grave problema dos prejuízos causados à Lavoura – à Agricultura Familiar – em vastas Regiões do País, e no Centro em especial.

Tendo sobretudo em conta que, dada a situação descontrolada em que se encontram as populações desses animais selvagens e o elevado montante dos prejuízos, ao Ministério da Agricultura e ao Governo em especial compete acudir à situação dos muitos Agricultores lesados, a CNA e três das suas Filiadas, com os Agricultores, vão voltar a reclamar a atribuição de indemnizações aos Lesados, pelos prejuízos, e o controlo das populações desses animais.

Os Agricultores, nomeadamente os da Agricultura Familiar, não podem “ser obrigados” a alimentar os animais selvagens à custa das produções agrícolas e até florestais. Os prejuízos elevados que se verificam – até agora sem indemnizações - levam mesmo a que muitos e muitos dos Agricultores lesados tenham que abandonar a produção !

Saliente-se que as Organizações promotoras desta Concentração fizeram entrega a 17 de Abril, ao Diretor-Regional da DRAPCentro, de um documento dirigido ao Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, sobre a situação e com as reclamações dos Agricultores lesados, documento esse que, até hoje, não recebeu resposta do Ministério da Agricultura.

CNA

Comentários