publicado a: 2016-12-13

80 milhões de euros para investimento na agricultura e agro-indústria

Com o objetivo de financiar investimentos na transformação e comercialização de produtos agrícolas, o Governo abriu dois concursos no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020) cujo montante global ascende aos 80 milhões de euros.

«Trata-se de impulsionar o investimento no setor através da implementação de uma nova dinâmica no programa de apoio, recuperando atrasos e colocando novos apoios ao serviço da agricultura», afirmou o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos.

O Ministro sublinhou que «não há tempo a perder, o Governo tem feito um esforço grande para garantir também o nível de investimento no setor, que vai agora ser reforçado com este novo pacote de ajudas».


Operações disponíveis

As operações que têm candidaturas abertas até março de 2017 são a 3.3.1. Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas e a 3.2.1. Investimento na Exploração Agrícola.

Na operação 3.3.1. o objetivo é apoiar a realização de investimentos na transformação e comercialização de produtos agrícolas destinados a melhorar o desempenho competitivo das unidades industriais.

Isto é prosseguido através do aumento da produção, da criação de valor baseada no conhecimento, em processos e produtos inovadores, na melhoria da qualidade dos produtos, numa gestão eficiente dos recursos, e no uso de energias renováveis.

Uma das condições para concorrer à operação 3.3.1. é que, pelo menos, 70% produção de energia seja para consumo próprio, garantindo simultaneamente a sustentabilidade ambiental das atividades económicas.

Na operação 3.2.1. o objetivo é apoiar a realização de investimentos na exploração agrícola destinados a melhorar o desempenho e a viabilidade da exploração, aumentar a produção, criar valor, melhorar a qualidade dos produtos, introduzir métodos e produtos inovadores e garantir a sustentabilidade ambiental da exploração.

Mais informação sobre estas operações estão disponíveis no site do PDR2020.


Fonte: Ministério da Agricultura

Comentários