publicado a: 2018-06-13

Acidentes com veículos agrícolas e prevenção

A Guarda Nacional Republicana (GNR), no âmbito de acidentes rodoviários com veículos agrícolas registou em 2017, um total de 643 acidentes, destes resultaram 23 vítimas mortais e 6 feridos graves.

Ao nível de acidentes de trabalho envolvendo veículos agrícolas em 2017 registou-se um total de 61, dos quais resultaram 38 vítimas mortais e 23 feridos graves. Ou seja, mais de 60% dos acidentes de trabalho com veículos agrícolas resultaram em mortes.

Em 2018 (de janeiro a abril) estes números tendem a agravar-se, com 30 acidentes de trabalho com veículos agrícolas, dos quais resultaram 12 vítimas mortais (40%) e 6 feridos graves (20%).

No âmbito das suas ações de policiamento de proximidade, a GNR tem realizado diversas ações de sensibilização dirigidas aos utilizadores de tratores agrícolas, com o objetivo de os aconselhar para o cumprimento das regras de segurança, pretendendo-se assim reduzir a sinistralidade relacionada com a utilização de tratores, bem como as consequências dos mesmos. Descarregue AQUI o folheto.

Nos setores agrícola e florestal, ocorrem inúmeros acidentes, sendo o capotamento a principal causa de morte dos condutores de tratores (2 em cada 3 acidentes com tratores agrícolas). Destacamos sempre os seguintes conselhos:

  • Não esqueça a manutenção do veículo. O seu mau funcionamento ou falta de limpeza podem causar acidentes.
  • Lembre-se que as estruturas de proteção, como o arco de “Santo António”, podem evitar a morte do condutor ou reduzir a gravidade dos ferimentos.
  • Utilize os acessórios de iluminação e sinalização, de acordo com a lei.
  • Frequente ações de formação teóricas e práticas. Conheça os riscos da condução de tratores agrícolas e circule com segurança.
  • Não conduza sob o efeito de álcool, fadiga ou com excesso de velocidade.
  • Respeite os limites do trator. Não sobrecarregue nem transporte passageiros “à pendura”. É proibido e perigoso.

Em simultâneo está neste momento está a decorrer a Campanha Ibérica de Prevenção de Acidentes de Trabalho, uma campanha conjunta da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e a Inspección de Trabajo y Seguridad Social(ITSS) que tem como objetivo a informação, sensibilização e inspeção no domínio do combate à sinistralidade laboral, focada na prevenção da ocorrência de acidentes de trabalho, com o objetivo de reduzir de forma substancial os índices de sinistralidade laboral em ambos os países.

Importa sensibilizar todos os interlocutores do mundo laboral e da sociedade civil em geral para o número de pessoas que morrem ou ficam gravemente feridas quando estão a trabalhar e para a premência da interiorização, por todos, de uma verdadeira “cultura de prevenção” no trabalho, que passe, nomeadamente, pela implementação nos locais de trabalho de sistemas de gestão de segurança e saúde eficazes.

Esta campanha aborda os vários tipos de acidentes de trabalho, em que chamamos a atenção para a informação disponibilizada sobre Esmagamento: por reviramento/capotamento de trator:


Folheto: Esmagamento por reviramento/capotamento de trator

Além desta campanha que está a decorrer, o ACT, ao longo dos anos promoveu outras campanhas para prevenção de acidentes com tratores agrícolas. Aceda a algum material relativo a essas campanhas nos links abaixo:

Conhecer para prevenir: Trator agrícola
Veio telescópio de cardans
Ficha de segurança: Tratores e máquinas agrícolas e florestais

Outras informações podem ainda ser encontradas no site do ACT - www.act.gov.pt


Este artigo contou com a colaboração da Autoridade para as Condições de Trabalho e da Guarda Nacional Republicana.

Comentários