publicado a: 2017-02-02

Cardo, o novo ouro da Serra da Estrela

Portugal está a aumentar a área cultivada do cardo, uma pequena planta roxa que é indispensável para a feitura do queijo mas que dentro em breve poderá ser usada nas indústrias do futuro.

O país ainda não é autossuficiente mas a Serra da Estrela caminha, com a ajuda da Escola Superior Agrária de Viseu, para que esta planta roxa se torne o novo ouro da agricultura beirã.

A flor de cardo; um dos três ingredientes indispensáveis à feitura do Queijo Serra da Estrela, a par do sal e do leite; chega a atingir os cinquenta euros o quilo. Na região de Viseu e da Guarda "a produção do cardo tem vindo a aumentar mas ainda longe da autossuficiência", afirma Paulo Barracosa, um dos investigadores da Escola Superior Agrária de Viseu que tem uma dezena de campos e mais de 5000 plantas. "Há procura de todo o país, sobretudo das zonas produtoras de queijo como Serpa e a Beira Baixa, mas a região ainda procura a autossuficiência".

A investigação da Escola Superior Agrária de Viseu permite ter hoje "um profundo conhecimento sobre o cardo. Mas a planta tem muitas outras qualidades que a podem levar a diversas indústrias, incluindo a aeroespacial e os carros do futuro", adianta o investigador.

Para além dos produtores de queijo Serra da Estrela, o projeto de desenvolvimento do cardo inclui ainda o Centro de Neurociências da Universidade de Coimbra e o parque de biotecnologia Biocant, de Cantanhede, que procuram novas utilizações para esta planta.


Fonte: TSF

Comentários