publicado a: 2020-03-31

Como o Covid-19 está a afetar cada um dos setores agrários?

A Copa-Cogega elaborou um relatório sobre o impacto da pandemia do Coronavírus em cada um dos setores agrários na UE:

Laticínios: Já se observam vários sinais de possíveis perturbações futuras. A industria transformadora vê-se obrigada a encontrar alternativas para comercializar os seus produtos, adaptando-se às mudanças de comportamento dos consumidores. É possível que seja necessário o armazenamento privado para ajudar a mitigar algumas das pressões do mercado.

Vinho e Azeite: Risco de acumulação de excedentes na próxima colheita. No caso do vinho, isso levaria a uma queda significativa no preço e/ou a uma queda na compra de uvas na próxima campanha.

Flores e Plantas Ornamentais: É um dos setores mais afetados. A Primavera representa o grosso da faturação anual (50-70%) e agora estão a registar-se vendas 60-70% abaixo do normal. Não sendo possível cobrir os custos de produção. O setor não possui medidas específicas no âmbito da OCM para gestão de crises, portanto, teriam que ser encontradas formas alternativas de apoio, incluindo medidas promocionais.

Frutas e Legumes: após o primeiro pico de procura, o mercado enfraqueceu e os preços caíram. Em alguns subsetores, há escassez de mão de obra sazonal. As organizações de produtores estão a considerar a possibilidade de repensar os programas operacionais para implementar medidas de gestão de crises.

Carnes: Há uma grande procura por produtos processados para supermercados, mas a atenção está voltada para outros produtos, como carne picada ou quartos dianteiros, em vez de cortes nobres ou produtos sazonais, como cordeiro. Em Espanha e em Portugal, a procura por leitões quase desapareceu, pois é um produto associado à hotelaria. Haverá um impacto significativo nos benefícios económicos do setor. É necessário reexaminar as importações da UE de cortes nobres, em particular carne bovina, e restabelecer a proteína animal processada para os não ruminantes.

Cereais e Oleaginosas: aumento da procura do consumidor por produtos de trigo, como farinha, pão e massa. Aumento temporário da procura por arroz, com um aumento geral nos preços, embora permaneçam baixos, devido aos acordos da União Europeia, em particular com Mianmar.

Batatas: Após a decisão da UE de proibir o clorprofame, é possível qe se atrase a limpeza dos armazéns de batata, devido à interrupção das exportações de batata congelada.

Açúcar: Após 3 anos de crise contínua e com a perspectiva de um impacto maior por causa do COVID-19, deveriam ser postas em prática medidas excepcionais, como redes de segurança, ajuda ao armazenamento privado e salvaguardas para a importação.

Comentários