publicado a: 2020-03-06

Coronavírus já está a afetar agricultura do Vale do Tejo

O Covid-19 já está a ter efeito nos preços dos contratos do setor agrícola da região. O alerta foi dado por Jorge Neves, diretor-geral da Agromais C.R.L, durante a cerimónia de entrega de prémios aos melhores agricultores do ano de 2019, que decorreu no passado dia 3 de Março na Golegã.

Jorge Neves explica que a China é o segundo maior produtor e consumidor de milho do mundo, e que a queda abrupta do consumo de produtos alimentares neste país, originou uma redução significativa das exportações, ao ponto dos valores dos contratos agrícolas terem caído cerca de 5%, segundo a Bolsa de Chicago.

Esta diminuição dos preços a nível mundial, não tem impacto na quantidade de produção da agricultura na região, mas pode influenciar as cotações compra/venda, fazendo com que os produtores tenham de vender os seus produtos a preços inferiores ao habitual.

“Costuma dizer-se que quando a China se constipa, também nós ficamos constipados. Aqui está a prova disso”, afirma o dirigente.

No entanto, Jorge Neves, não quer criar alarmismos desnecessários porque os mercados são imprevisíveis, e é importante que os agricultores saibam lidar com a expectativa de pânico que se está a criar à volta deste assunto, para iniciarem da melhor forma a nova campanha que está prestes a começar.

Comentários