publicado a: 2022-10-14

CULTIVAR - Investimento na agricultura | GPP promove sessão de debate a 19 de outubro

O GPP vai realizar uma sessão de debate no próximo dia 19 de outubro, a partir das 10h30, sobre o tema da 25.ª edição da publicação CULTIVAR - "Investimento na agricultura".

O debate pretende contribuir para a reflexão ao nível do modelo de apoio ao investimento no setor agrícola, enquanto elemento central das políticas públicas.
Os contributos proporcionados pelos artigos desta edição, evidenciam as fragilidades do modelo atual e a necessidade e capacidade dos agricultores procurarem respostas e caminhos alternativos. A tendência de restruturação ao nível do investimento decorre assim da racionalidade, necessidades de eficiência e flexibilidade sentidas pelos agricultores, sendo promotora de ganhos económicos e ambientais.
No entanto, o sentido dessas necessárias mudanças não será consensual, colocando-se um conjunto de questões ao nível do modelo de apoio ao investimento, cuja resposta pode ajudar a melhorar os instrumentos de incentivo ao investimento na competitividade. Contudo, esse caminho tem limites, considerando a crescente integração na PAC de objetivos para a melhoria do desempenho ambiental e social, adicionando novas dimensões de análise para o destino dos recursos públicos de apoio ao investimento, os quais passam, em parte, a estar mais relacionados com a resiliência das explorações do que com a sua eficiência.

A sessão integra uma breve apresentação de enquadramento ao tema, e uma mesa redonda com um painel de convidados do setor, seguida de debate com os participantes.

Programa

Ver vídeo

A sessão vai decorrer no Salão do Marquês, nas instalações do Ministério da Agricultura e da Alimentação, na Praça do Comércio, em Lisboa.
Para participar, agradecemos confirmação até às 16h00 de 18 de outubro, fazendo o registo aqui

Edição n.º 25 da CULTIVAR (pdf | Ebook) disponível em Publicações CULTIVAR

Comentários