publicado a: 2018-12-06

Já pode descarregar o Manual Prático sobre ‘A Cultura do Castanheiro na Madeira’

O livro ‘A Cultura do Castanheiro na Madeira - Manual Prático’ já está disponível para download, de forma integral e gratuita, em http://www3.uma.pt/bichado.da.castanha/docs/livro_...

Editado por Dora Aguin Pombo, da Universidade da Madeira, e por António Miguel Franquinho Aguiar, da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, o manual pretende não só abordar o cultivo do castanheiro num contexto insular, mas, também, actualizar os conhecimentos dos agricultores, técnicos e de todos aqueles que estão interessados no castanheiro.

O manual está estruturado em 12 capítulos, ao longo dos quais 22 autores abordam várias matérias que vão desde os saberes seculares, passando pela produção e comercialização da castanha, até aos mais recentes avanços científicos. Muitos dos dados apresentados na obra são inéditos, tendo sido obtidos nas últimas décadas, através de vários projectos de investigação desenvolvidos, essencialmente, na Madeira, mas, igualmente, nos Açores.

Entre os assuntos abordados estão a análise da superfície ocupada, a caracterização das cultivares e as práticas culturais, o controlo das pragas e das doenças principais, assim como a produção, a comercialização e a valorização dos frutos e dos soutos. Num contexto europeu, são, também, incluídos alguns dados científicos, que pela inovação e pela oportunidade, reforçam o interesse da obra.

De referir que o livro resultou de uma parceria entre a Universidade da Madeira e a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, através da Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DRADR), tendo sido cofinanciado pelo Fundo Europeu de Orientação e Garantia Agrícola (FEOGA) e pelo orçamento da Região Autónoma da Madeira, através do Programa de Apoio Rural do Programa Operacional Plurifundos da Madeira (2000-2006).

Comentários