publicado a: 2016-02-05

Mais uma vitória da grande distribuição

Apesar da grande contestação da produção sobre as práticas comercias desleais da grande distribuição, com a exigência de medidas europeias de controlo, Bruxelas não vai fazer nada.

Segundo um relatório da Comissão Europeia, publicado em 29 de Janeiro, os esforços desenvolvidos pelo sector agro-alimentar e pelos governos dos diferentes países são suficientes para controlar as práticas desleais da grande distribuição.

Segundo este relatório, não é necessário qualquer tipo de legislação europeia que harmonize as práticas comerciais da grande distribuição.

Este relatório vem contra a posição do Comissário Phil Hogan, que tem vindo a apoiar as reivindicações da produção, defendendo medidas que possam fazer aumentar o peso negocial da produção junto da grande distribuição.

Também o trabalho da task force, que foi criada em Janeiro para analisar a correlação de forças na cadeia alimentar e as práticas comerciais desleais da grande distribuição, está totalmente comprometido, pois já se vê que a Comissão não quer tomar qualquer medida.

A Comissão quer entrar num processo de simplificação de medidas, pelo que, qualquer sugestão para legislação sobre o controlo e equilíbrio dentro da cadeia alimentar, vai ser muito mal recebida.

Uma prova disso é quando países como a França lançam iniciativas para tentar equilibrar as forças ao longo da cadeia alimentar, sofre logo a abertura de um inquérito por parte da Comissão.

Mais uma vez se faz sentir em Bruxelas o poder da grande distribuição e a opressão sobre os produtores é cada vez maior.


Fonte: Agroinfo

Comentários