publicado a: 2023-04-14

Projeto Ruralization fomenta a inovação e a digitalização em áreas rurais

O projeto Ruralization é uma iniciativa financiada pela União Europeia que tem como objetivo fomentar a inovação e a digitalização em áreas rurais.

O seu principal objetivo é aumentar a competitividade e a sustentabilidade das comunidades rurais através da adoção de tecnologias digitais e inovações.

Este projeto é liderado pela Universidade de Wageningen, na Holanda, e envolve várias organizações de pesquisa e empresas em toda a Europa. São realizadas pesquisas, testes e experimentos em diversas áreas, como agricultura, turismo rural, serviços públicos e serviços de saúde.

O site ruralization.eu é a plataforma online do projeto, onde o público pode aceder às informações sobre as atividades e resultados do projeto. Inclui também uma comunidade de prática, onde as partes interessadas podem se conectar, compartilhar conhecimento e discutir os desafios e oportunidades relacionados à digitalização nas áreas rurais. Através deste projeto, espera-se promover a modernização e o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais na Europa.

O projeto Ruralization tem como objetivo abordar o desafio de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das comunidades rurais na Europa, bem como aumentar a sustentabilidade e a resiliência dessas comunidades em face das mudanças socioeconómicas e ambientais em curso. As comunidades rurais enfrentam desafios únicos, incluindo o declínio demográfico, a falta de oportunidades de emprego e a pressão sobre os recursos naturais, que podem afetar negativamente a sua capacidade de se desenvolver e prosperar.

O projeto pretende abordar esses desafios por meio de uma abordagem de co-criação, em que as comunidades rurais são envolvidas no processo de desenvolvimento e implementação de soluções. O projeto irá utilizar tecnologias digitais inovadoras, como a Internet das Coisas (IoT) e a inteligência artificial (IA), para criar soluções adaptadas às necessidades específicas de cada comunidade rural.

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Comentários