publicado a: 2018-11-15

PRORURAL+ tem taxa de execução nos Açores acima da média europeia

O director Regional do Desenvolvimento Rural dos Açores afirmou dia 13 de Novembro, no Porto, que o PRORURAL+ é um instrumento fundamental para o desenvolvimento do sector agrícola nos Açores, adiantando que atingiu até ao momento uma taxa de execução de 52%, muito acima da média europeia, que é de 32,5%.

“A esta boa taxa de execução correspondem pagamentos no valor global de cerca de 175,5 milhões de euros de despesa pública, sendo a contribuição FEADER de 155 milhões de euros e a comparticipação da Região de 20,5 milhões de euros”, frisou Valter Braga na reunião anual dos Programas de Desenvolvimento Rural (PDR) – Portugal 2014 – 2020.

O director Regional adiantou ainda que a taxa de compromisso do PRORURAL+ totaliza 81%.

A importância do PRORURAL+ para os Açores

“Estes dados são a prova do sucesso e da importância do PRORURAL+ para os Açores. Além do seu impacto económico na Região, estas verbas contribuem para a preservação do ambiente e para a diversificação da economia rural”, salientou Valter Braga, acrescentando que, quer seja através da agricultura, da floresta ou das actividades não agrícolas, é essencial para o bem-estar e para o futuro das comunidades”.

O director Regional referiu ainda que, até 31 de Outubro, foram pagos 45 milhões de euros ao abrigo da medida 4 do PRORURAL+, direccionada para a modernização das explorações agrícolas e transformação e comercialização.

Relativamente à instalação de jovens agricultores foram pagos 3,3 milhões de euros.

“Ambas as medidas do PRORURAL+ são demonstrativas da vitalidade e da confiança que os agricultores têm no futuro do sector agrícola”, frisou.

Aprovados até agora 12.221 projectos

Foram aprovados até agora 12.221 projectos, que correspondem a um investimento de 317 milhões de euros e uma despesa pública de 276 milhões de euros.

O PDR Portugal 2014 – 2020 é composto por 15 programa operacionais, sendo o relativo aos Açores denominado PRORURAL+.

Comentários