publicado a: 2015-03-06

Relatório mostra frutas e vegetais cobertos de produtos químicos na Irlanda

Quase metade das amostras de frutas e vegetais analisadas na Irlanda, mostram vestígios de pesticidas, sendo que algumas chegaram a apresentar dez variedades de pesticidas diferentes.

Foram detectados vestígios de onze pesticidas diferentes em pêras de origem portuguesa e pêssegos espanhóis e doze pesticidas diferentes numa análise de morangos irlandeses.

Todos os 32 produtos que excederam o limite legal de resíduos de pesticidas foram frutas e legumes nacionais e importados, incluindo laranjas, morangos, feijão, ervilhas, brócolos e cogumelos.

Pelo lado positivo, todas as análises feitas ao leite, ovos, presunto e comida para crianças, mostraram-se isentos de químicos.

O caso mais sério deu-se com uma cabeça de repolho de origem irlandesa e que continha uma elevada presença do herbicida fluazifop-P, que podia pôr em risco a saúde pública. Foi também destruída uma remessa de salada indiana Okna, pelo risco que continha para a saúde pública.

Em termos de produtos irlandeses, foram três os que excederam os limites legais, relacionados com repolhos, batatas e nabos.

Fonte: Agroinfo

Comentários