publicado a: 2021-05-11

Reutilizar água residuais para regadio de hortícolas

A utilização de águas residuais em agricultura é um tema que começa a suscitar interesse em Portugal, com alguns projetos de investigação em andamento. Fique a saber o que já está ser feito no Brasil, com a utilização de água tratada para regadio na cultura de alface.

Com o debate sobre o uso consciente da água na agricultura cada vez mais presente nas discussões, investigadores e especialistas em hortícolas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizaram um ensaio onde reutilizam água de esgoto sanitário para regadio de culturas. O tratamento tecnológico foi feito em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

De acordo com a Embrapa, o ensaio foi realizado numa área de 200 m2 cultivada com alface e tem comprovado a eficácia de um protótipo de estação de tratamento de esgoto sanitário. Os ensaios avaliaram a qualidade da água residuária e estabeleceram comparações com a água proveniente de um ribeiro das proximidades dos campos experimentais.

“Em todas as parcelas cultivadas com alface, independentemente da fonte da água de irrigação ou do sistema de produção, o resultado foi idêntico: não houve contaminação nem qualquer diferença nos índices de produtividade”, assegura o engenheiro ambiental Carlos Eduardo Pacheco, investigador da Embrapa. “Quando há utilização de efluente tratado para regar hortícolas, por uma questão de segurança adicional, não se recomenda a irrigação por aspersão diretamente nas folhas, ainda que o efluente tratado apresente máxima qualidade”, adverte o técnico.

...continuar a ler em Vida Rural

Comentários