publicado a: 2015-03-16

Temos os alimentos mais seguros na Europa

Segundo um relatório publicado pela EFSA, onde se dá conta do resultado das análises realizadas a produtos alimentares, 64,6% destes produtos não continham quaisquer resíduos de pesticidas e somente 3% excediam o limite legal autorizado para resíduos de pesticidas.

Estes resultados são francamente melhores do que os obtidos em 2010.

Em 2013, foram analisadas 81 000 amostras de alimentos, de um leque muito variado, provenientes de 27 estados membros, da Islândia e da Noruega, sendo que os testes foram feitos para a detecção de 685 pesticidas.

O país que contribuiu com mais amostras foi a Alemanha, com 17 473 amostras, enquanto Malta foi o menor, com 159.

Os produtos mais testados foram as maçãs, o repolho, o alho-porro, a alface, os pêssegos, o centeio, a aveia, os morangos, os tomates, o leite de vaca, a carne de porco e o vinho.

O relatório diz que 97,4% das análises estavam dentro dos limites legais de resíduos de pesticidas, sendo que dentro destas, 64,6% estavam livres de quaisquer resíduos.

Nas amostras onde foram detectados resíduos de pesticidas, 27,3% tinham mais de 1 pesticida.

A maioria das amostras, 68,2% foram provenientes de alimentos produzidos na Europa, sendo os restantes importados de países terceiros. A percentagem de amostras que excederam os limites legais foi superior nos alimentos provenientes de países terceiros, 5,7%, do que dos provenientes da Europa, onde a percentagem foi só de 1,4%. Mesmo assim, no que se refere a países terceiros, tivemos uma redução significativa desde 2012, onde a percentagem foi de 7,5%.

A EFSA conclui, assim, que os resíduos de pesticidas nos alimentos terão um efeito insignificante em termos de saúde pública no futuro.

Fonte: Agroinfo

Comentários