publicado a: 2020-04-17

Trabalhadores em lay-off que queiram trabalhar na agricultura terão isenção de IRS

Os trabalhadores em layoff que queiram trabalhar, nesta fase, na agricultura, um dos setores essenciais da economia, vão ter isenção de IRS. A garantia foi dada pela ministra da Agricultura, numa audição no Parlamento.

"Estão previstas soluções para uma eventual falta de mão-de-obra neste período no setor. Destacamos a isenção de IRS para estudantes, em período de férias e para trabalhadores em layoff", disse a governante.

O Ministério da Agricultura e as confederações representativas do setor estão a avaliar a possibilidade de contratar trabalhadores de outros países para o setor agrícola português, face ao impacto da pandemia covid-19.

"Gostava também de dizer que estamos a trabalhar, nomeadamente com as confederações, para estudarmos a possibilidade de irmos buscar trabalhadores, que sejam necessários, [...] a países estrangeiros", afirmou a ministra da Agricultura, que falava aos deputados numa audição parlamentar na Comissão de Agricultura e Mar.

Conforme explicou a governante, a avançar, esta contratação, que surge em complemento às medidas já avançadas pelo executivo para fazer face à pandemia, estará dependente da garantia das condições necessárias para acolher os trabalhadores.

Por outro lado, terá que ser cumprido um período de confinamento antes do inicio da atividade, acrescentou a líder do Ministério da Agricultura, sem avançar mais detalhes.

Comentários