publicado a: 2014-09-08

Vindimas: Chuva condiciona produção de vinhos dos Açores

As vindimas nos Açores estão a decorrer este ano de forma "atípica" devido à chuva que tem caído, o que se irá refletir na produção dos vinhos, segundo o presidente da Comissão Vitivinícola Regional dos Açores (CVRA).

"A vindima está a ser bastante atípica porque tem chovido imenso. Praticamente todos os dias chove, e as uvas brancas, que são as que estão a ser colhidas nesta altura, apresentam um estado sanitário bastante fraco, muita podridão, apesar de não estarem completamente maduras", disse à agência Lusa Paulo Machado.

Os Açores possuem atualmente três zonas demarcadas de vinho, designadamente as ilhas do Pico e da Graciosa e a zona dos Biscoitos, na Terceira.

Em 2003, o Governo Regional criou a Indicação Geográfica Protegida (IGP) -- Açores, destinada aos vinhos brancos e tintos que satisfaçam determinados parâmetros de qualidade e que, em alternativa, poderão usar a menção "Vinho Regional Açores".

Paulo Machado frisou que as condições climatéricas "inviabilizarão o ano de grande qualidade que se chegou a perspetivar", recordando que o ano passado foi "excecional", embora não na quantidade.

"Este ano havia muito mais uva, mas com a diminuição do que se consegue colher em perfeitas condições sanitárias, vai haver uma quebra", frisou.

O presidente da CVRA acentuou que 2014 "será, provavelmente, o pior de sempre em termos qualitativos".

Paulo Machado referiu que este cenário vai condicionar a produção do vinho, uma vez que se as uvas não chegam com qualidade às adegas, não poderão adquirir a excelência do ano anterior.

A paisagem da vinha do Pico é património da humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), estando disponíveis apoios aos produtores para a sua reconversão e reestruturação.

Na última década, a área de produção da vinha na ilha do Pico passou de 100 para 200 hectares e, até 2016, vão surgir mais 100 hectares.

A vinha do Pico produz vários vinhos, entre os quais o verdelho, que já foi servido à mesa dos czares da Rússia.

Desde 1460 que as vinhas de verdelho são plantadas em solo batido de rochas vulcânicas da ilha do Pico, conferindo ao vinho características especiais.

Fonte: Dinheiro Digital

Comentários