publicado a: 2019-10-02

Xylella fastidiosa já está em 30 novos municípios do país vizinho

A Comunidade Valenciana, em Espanha, já confirmou a presença de Xylella fastidiosa em 30 municípios da região, num total de 181 novos casos positivos.

De acordo com a publicação Phytoma, os resultados da última atualização sobre a presença da doença naquela região espanhola confirmam 181 novos casos de Xylella fastidiosa.

Além disso, segundo a publicação, foram identificadas três novas espécies hospedeiras na comunidade: Lavandula latifolia (positiva em Facheca), Lavandula dentata (positiva em Xalò) e Helichrysum stoechas (três positivas em Tárbena). Todas as plantas infetadas estavam nas proximidades das parcelas de amêndoa afetadas.

Recorde-se que, em maio deste ano, a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) reforçou os seus alertas em relação à propagação da Xylella fastidiosa, referindo que ainda não há cura para a bactéria que está a devastar, sobretudo, olivais um pouco por toda a Europa.

De acordo com a EFSA, estão a ser aplicadas medidas de emergência em todas as zonas europeias onde a bactéria foi identificada, contudo, o combate tem sido dificultado pela resistência a algumas medidas, nomeadamente o abate de árvores.

Stephen Parnell, que lidera o grupo de trabalho da EFSA dedicado às questões relacionadas com esta bactéria, explica que a Xylella fastidiosa é especialmente perigosa porque “pode permanecer escondida durante períodos diferentes. Nas oliveiras, pode ser um ano ou mais. Este tipo de informação é realmente importante quando se tenta conceber formas de a detetar em novas áreas”.

Em Portugal, o ministério da Agricultura anunciou em março o lançamento de um concurso financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural para apoiar, com um montante de dois milhões de euros, investimentos em viveiros para prevenção da contaminação pela bactéria Xylella fastidiosa.

Comentários