publicado a: 2016-02-17

Empresa japonesa terá a primeira plantação operada por robôs

Foto: Spread

A empresa japonesa Spread abrirá a primeira plantação do mundo operada por robôs industriais, na qual a tecnologia é a responsável pela realização do processo de produção, desde o cultivo até à colheita dos legumes.

O espaço de 4.400 metros quadrados fica na cidade de Kizugawa, ao sul de Kyoto, na parte central do Japão, e começará as suas operações em meados de 2017 com uma produção diária de 30 mil cabeças de alfaces e escarola.

No local serão produzidas quatro variedades de legumes - escarola e as alfaces Batavia, Romana e Lollo Rossa -, e os robôs realizarão todos os trabalhos, com exceção da semeadura.

"É tecnicamente possível automatizar a semeadura também, mas decidimos não o fazer porque considerámos que seria pouco rentável", explicou a companhia.

Com isto, do processo normal de produção composto pela semeadura, o cultivo, o transplante das mudas e a colheita, os robôs só não realizarão a primeira etapa.

Por meio desta automatização, a Spread garantiu que é possível reduzir o custo de mão-de-obra até pela metade, além de diminuir em 20% as despesas com energia, o que possibilita que os legumes cheguem ao consumidor com um preço mais acessível.

"Além disso, ao mecanizar a produção a este nível, é possível manter um entorno mais higiénico e, portanto, reduzir o risco de contaminação dos produtos" para conseguir que sejam "inócuos", informou a companhia sediada em Kyoto.

A Spread espera aumentar a produção progressivamente até 51.000 unidades por dia, com o objetivo de alcançar 500 mil cabeças de alface e escarola diárias até 2020 com a construção de novas instalações no país.

A companhia também revelou que, além disso, busca vias de expansão no exterior.


Fonte: Globo Rural

Comentários