publicado a: 2016-09-14

Investigadores do INESC TEC criam robots para combater pragas em terrenos agrícolas

Combater pragas e doenças em terrenos agrícolas de forma eficiente em termos ecológicos e económicos é o objetivo das duas plataformas robóticas desenvolvidas por investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).

De acordo com os responsáveis pelos robots, estas tecnologias têm a capacidade de medir a variabilidade (aquisição de dados/sensorização/monitorização) e de atuar com tecnologias de taxa variável cobrindo dessa forma duas fases cruciais do ciclo de atuação da Agricultura de Precisão.

“As plataformas robóticas vão permitir uma recolha contínua de dados, de forma mais precisa, e, através de sistemas de apoio à decisão, fazer planos rigorosos, nomeadamente para aplicação de produtos fitofarmacêuticos, permitindo a redução do desperdício destes. No final, no caso das pragas e doenças, é prescrita uma carta onde é possível verificar quando em que medida e onde é que o terreno precisa de ser tratado, atuando os robôs em conformidade”, explica o INESC TEC em comunicado.

“A utilização de robots permitirá reduzir os tempos das operações, melhorar a eficiência da aplicação de fitofármacos, reduzir a exposição dos recursos humanos a condições adversas e potencializar zonas de declive acentuado para produção agrícola. Os sistemas inteligentes, e em especial os robôs, conseguem aplicar os fitofármacos de uma forma mais precisa, no local exato, no momento certo e na quantidade exata, no sentido de eliminar desperdícios e eventuais contaminações de solos com químicos”, acrescenta Filipe Neves dos Santos, investigador do Centro de Industrial e Sistemas Inteligentes do INESC TEC.


Fonte: Vida Rural

Comentários