publicado a: 2018-10-09

ISQ lança Hub4Agri, o hub digital para a agricultura em Portugal

O ISQ lança o Hub Digital para a Agricultura em Portugal (Hub4Agri). A apresentação oficial do Hub4Agri decorrerá no próximo dia 15 de Outubro, na sede da Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal, em Lisboa, e contará com a presença da secretária de Estado da Indústria, Ana Lehmann, e do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos.

O Hub4Agri é uma iniciativa alinhada com as estratégias Nacional e Europeia para a Digitalização da Indústria. Envolve mais de 15 entidades que cobrem toda a cadeia de valor agro-alimentar, visa a criação de um ecossistema com soluções inovadoras para o desenvolvimento da competitividade dos sectores agrícola, agro-alimentar, florestal, produção animal e desenvolvimento rural, capaz de dar uma resposta transversal aos grandes desafios que actualmente se colocam.

Rede do Hub4Agr

A rede do Hub4Agri é coordenada pelo ISQ e envolve entidades como a Confagri e do Crédito Agrícola de Portugal, Universidade de Évora, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, IPS – Instituto Politécnico e Santarém, IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo, IPB- Instituto Politécnico de Bragança, COTR – Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio, CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, TICE.PT – Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica, AIFF – Associação para a Competitividade das Indústrias da Fileira Florestal, Inova +, Labiagro – Laboratório Químico e Microbiológico, Agritaurus – Sociedade agropecuária e a StartUP Portugal.

Os desafios do sector agrícola

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, a população mundial global encontra-se crescimento exponencial o que origina uma procura crescente de culturas agrícolas, produtos agrícolas e alimentos processados.

A agricultura e o sistema alimentar mundial são desafiados a alimentar uma população global estimada em 9,7 mil milhões de pessoas até 2050, com a diminuição dos recursos terrestres e hídricos. A produção mundial de alimentos necessitará duplicar até 2050 para poder dar resposta a este crescimento populacional, com exigências de mais produtos por parte dos consumidores e produtos cada vez mais saudáveis.

Diversos autores afirmam que no futuro simplesmente não será possível fazer face a estes desafios com as técnicas de produção actuais. Em simultâneo, estes sectores terão de lidar com as alterações climáticas, minimizar impactos ambientais, aumentar a eficiência no uso de recursos, e ainda, fazer face aos desafios da transformação digital trazidos pela 4ª revolução industrial.

Digitalização de processos

A adopção de tecnologia, a digitalização de processos e novos modelos de negócio digitais, baseados nas novas tecnologias de informação e comunicação são apontados por diversos autores e instituições a nível mundial, como a solução com papel de maior relevância para fazer face a estes grandes desafios.

Neste contexto, a criação de redes de cooperação e infraestruturas, capazes de acelerar a transformação digital do sector agrícola, é uma medida necessária para suportar a melhoria da competitividade do sector através do incremento da produtividade e um desempenho ambiental crescente. Estas redes de cooperação deverão funcionar como ecossistemas de inovação, onde a actuação conjunta e coordenada será mais eficiente do que a actuação isolada de cada uma das partes, amplificando resultados e acelerando a transformação digital.

Hub4Agri: resposta aos desafios

Neste contexto de grandes desafios para o sector agrícola, o Hub4Agri pretende conectar a procura e as necessidades dos produtores agrícolas com as soluções e respostas tecnológicas para a digitalização da agricultura. Com áreas de actuação diversas e multidisciplinares, o HUB será também ele próprio também um criador/fornecedor de soluções.

O grande objectivo é o de constituir e manter um ecossistema de inovação suportado numa rede de cooperação multi-sectorial e trabalhar em estreita colaboração com as autoridades regionais e nacionais para promover a transformação digital do sector agrícola.

O HUB colocará ao alcance de todas as empresas, grandes ou pequenas, onde quer que estejam situadas, os serviços necessários para incrementar a produtividade e sustentabilidade do sector, através da melhoria de processos e da adaptação dos modelos produtivos suportados em tecnologia e ferramentas digitais, garante uma nota de imprensa do ISQ.

Comentários