publicado a: 2015-03-17

OGM’s podem beneficiar agricultura no Reino Unido

Um estudo independente publicado na passada semana, no Reino Unido, veio revelar que os agricultores, os consumidores e os produtores de rações podem beneficiar com a utilização de sementes geneticamente modificadas.

A National Farmer’s Union (NFU) pronunciou-se dizendo que todas as opções devem ser estudadas e, caso se prove cientificamente que as sementes geneticamente modificadas não apresentam riscos então, os agricultores devem apostar nas mesmas.

Este estudo veio, também, demonstrar que os OGM’s não constituem uma ameaça para o meio ambiente, quando comparadas com culturas normais. Podem, até, apresentar benefícios.

Este estudo reviu evidências científicas em mais de 170 publicações de vários países de todo o mundo, de forma a dar uma visão científica, e não social, sobre este tema controverso.

Investigadores da Universidade de Reding usaram um modelo económico dinâmico de forma a estudar o impacto da utilização de uma semente de milho geneticamente modificada. Chegaram à conclusão que, em determinadas circunstâncias de peste e presença de ervas daninhas, a utilização de sementes geneticamente modificadas pode levar a aumento do rendimento dos agricultores.

Sendo que os agricultores do Reino Unido estão, constantemente, sujeitos a estas condições adversas, a NFU defende que os agricultores ingleses estão em clara desvantagem e, devem ser autorizados a introduzir OGM’s.

Outra vantagem assinalada pelo estudo é o facto de, após uma culturas com OGM’s, o solo se apresentar em melhores condições e a quantidade de ervas daninhas ser muito inferior.

Fonte: Agroinfo

Comentários